quarta-feira, 8 de agosto de 2012

SACO VAZIO NÃO PÁRA EM PÉ

E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má. Mateus 12:43-45

Jesus faz esta declaração aos judeus que o haviam acusado de expulsar demônios pelo poder do próprio demônio. Apesar disso, Jesus não está dando nenhuma aula de demonologia. Jesus não está tampouco querendo dizer que aquele que se "desvia" recebe oito demônios dentro dele e muito menos querendo provar que espíritos vagam por lugares desertos.
Jesus está ensinando que uma vida vazia de Deus está voluntariamente caminhando para uma situação de animalidade.
O judeu achava que o deserto era habitação de demônios e por isso Jesus usa esta metáfora para explicar a situação de um homem que decidiu se esvaziar de Deus.
A rejeição daqueles judeus para com Jesus os deixaram em uma situação de esvaziamento de Deus tão grande que seu estado de apatia pelas coisas de Deus chegara a um ponto irreversível. Nada pior que deixar o coração vazio. Sem Deus nossas tendências e comportamentos mais primitivos vêm à tona e revelam nossa real natureza humana.
A situação daqueles judeus era ainda pior. Eles haviam provado a revelação de Deus através da herança abraâmica, e agora de forma especial estavam provando a revelação do próprio Deus em pessoa, na pessoa de Jesus. Mas quando decidiram fechar os olhos e ouvidos para a mensagem do Cristo, criaram dentro de si um vazio existencial tão grande que suas vidas tornaram-se piores do que a vida da pessoa mais endemoninhada que pudesse existir.
A vida daquele que decidiu seguir a Cristo precisa necessariamente estar cheia do Espírito Santo e assim, frutificar para Deus.
Um endemoninhado é controlado pelo mal, age segundo suas tendências mais selvagens e perde todo senso de equilíbrio que o faz viver em sociedade. Assim é aquele que decidiu se esvaziar de Deus. Portanto, assim como disse o apóstolo, enchei-vos do Espírito!

Nenhum comentário: